sexta-feira, 26 de março de 2010

Higiene dos pés


...♣...

A higienização também faz parte deste capítulo, uma vez que ambos, sapatos e pés, periodicamente, devem ser melhor inspecionados. Os pés para um maior conforto devem ter suas unhas aparadas de maneira reta, com cortadores especialmente desenhados para tal. Deixando-as levemente maiores que as pontas dos dedos. Os pés transpiram cerca de 20 gramas por dia, para evitar a propagação de fungos e bactérias, após a higiene diária dê atenção à secagem, principalmente entre os dedos. Outra medida, é mantê-los sempre que possível bem arejados; forros de sapatos em couro ajudam os pés “respirarem”. E, ao menor sinal de alguma anomalia devem visitar o podólogo. O podólogo é o profissional da saúde treinado para cuidar dos pés.Derivada do grego, que traduzido ao pé da letra, quer dizer ciência que estuda o pé, a podologia não se resume só a isso, mas sim ao estudo do membro inferior em geral, da coluna vertebral e todas as enfermidades que possam afetar, desde o mais pequeno calo até a alterações ósseas importantes.

Na realidade, o pé era já motivo de preocupação para os nossos mais longínquos antepassados. Teríamos que retroceder no tempo até mais ou menos 5000 anos a . c. para encontrar nos túmulos egípcios as suas múmias faraônicas com pés perfeitamente cuidados, mostrando assim que os tratamentos de beleza a que eram submetidas, e não apresentando qualquer tipo de calosidades em seus pés. Já, os sapatos, devem ser limpos internamente, com produtos neutros que não provoquem depois algum tipo de irritação à pele dos pés, à medida que necessário. Freqüentemente em sapatos usados sem meias, onde se verificam o acumulo de poeira e suor, resultando em vários pontos escuros fixos, dentro dos sapatos, o uso de desodorizantes próprios para calçados, é aconselhável após a limpeza. E, é bom lembrar que os sapatos devem descansar no mínimo 24 h, antes de serem usados novamente. Está prática permite que os sapatos respirem e sequem devidamente, evitando maus odores e conservando-os por mais tempo. (vide link sobre conservação).

Sapatos inadequados são responsáveis por 90% das doenças dos pés. Ter em mente este fato na hora da compra significa prevenir o incômodo de pisar sentido dor. Flexibilidade da sola, material macio, bico amplo e salto em torno de três centímetros são características básicas de um sapato “saudável”

Nenhum comentário:

Postar um comentário